UNIVERDIDADE FEDERAL DA BAHIA
UFBA / IRECE
CICLO IV
ATIVIDADE –GEAC – TECNOLOGIA
PROFª - BONILLA MARIA HELENA
MUNITORIA – SAMAI AZEVEDO
CURSISTA – VERA LÚCIA VASCONCELOS
Interatividade / Interação
O texto abrange as duas linhas de interação e interatividade tanto nas
relações homem X homem quanto homem X máquina. Segundo Bonilla citando
Primo e Cassol, ambos tiveram uma interpretação social além da
verdadeira objetividade do que seja interação nos conceitos sócios -
políticos - educacionais porque tem maior preponderância, visto que o
indivíduo é a todo o momento sujeito à recepção e apropriação do
conhecimento. É preciso saber se esse individuo nessa interação saiba de
fato discernir a integração aos fatos sem mudar a mensagem no ato do
fato ocorrido. Cabe ao destinatário, segundo Lévy citado por Bonilla a
interpretação e participação de forma que as reações são diferenciadas
de pessoa para pessoa, a exemplo cita a sala de aula em que só o
professor fala e o aluno interage ao estímulo resposta, seja dormindo,
bagunçando; ouvindo atentamente, como também as interações ao um texto
escrito, como é meu caso nesse exato momento em que estou lendo e
fazendo do meu jeito, a minha interpretação, isto é, aprendendo e ao
mesmo tempo interagindo através e/ ou formando minha opinião. Ao
interagir com o texto, não concordo em parte,quando diz que o discurso
mediante a um grupo grande de pessoas em que todos querem falar em
tempo real, que não haja uma regra estabelecida, não diria de ordem ,
mas de combinados. Não pretendo com essa colocação, dizer que o próprio
texto coloca dessa maneira. Já o mesmo não acontece nas redes de
tecnologias essas interações, de regras predefinidas, e a interação
acontecem em tempo real e ao seu querer, facilitando a
hipertextualidade. E nesse ponto constato por experiência própria,
quando já aproprio dos meios tecnológicos e uso no meu dia-a-dia.
Estabeleço regras. Digito, leio mensagens, navego. Entendo que a
interatividade vai além no processo interativo. Certifico que se dá de
maneira mútua e simultânea, diferenciando de relações interativas
lineares, ou seja, ambos produzem conhecimento ao mesmo tempo.Ressalta
no texto para atermos ás possibilidades da Internet, porque nem tudo
apresenta marcas de interatividade. Ao meu ver no ver de Bonilla, não é
apenas uma ação, e sim, um processo incluso nos caminhos
comunicacionais. Reestruturando o entendimento, a interatividade só
tende para que as interações tenham linhas horizontais no campo das
aprendizagens, permitindo o enriquecimento de conceitos do ir e vir dos
dados. Atentando para o que é de fato interação e interatividade ficam
viável o experimento em sala de aula quebrando as regras de interrupção
das idéias e conhecimento no que se refere ao falar e escutar e agir
entre professores e alunos. Nesse conceito, os dois são ao mesmo tempo
emissores e receptores em tempo real. E dificulta a aceitação quando
Bonilla pontua que o professor facilitador faz uso e constantes nos
planejamentos contemporâneos.A parti dessa pontuação acredito ser outra
barreira a ser quebrada na dilogicidade em sala de aula.
Referências
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