Home RSS Feed Siga-me Siga-me Escreva-me

Planejamentos diarios da semana e dicas para judar A ENRIQUECER AS AULAS

Vamos ler na biblioteca virtual?

Te empresto meu código de entrada.Então ta. Entre nesse site e leia essse livros.

Profª Vera Lúcia Vasconcelos

Grupos 09 e 10

2º bimestre Turnos Vespertino e matutino

Períodos – 27/04 a 27/07 dias letivos 51 dias

Distribuição do horário de aulas

Segunda

Terça

Quinta

Sexta

Português – Ortografia . leit. p/ casa

Port. Leitura/entendimento

Port/ gramática/agenda

Filosofia.projeto c/ sucata

Hist. Leitura e entendimento Agenda

Geog/Hist

Pesquisa/enriquecimento

Mat/assunto novo - agenda

Port. Produção de /texto

Geografia – leitura/registro

Hist. Rever o para casa

Ciências-Leit. Fílmica-Planeta terra e água

Port. Revisão de texto

Mat. Campeonato da tabuada

Mat. Desafios/produção de texto

Registro oral e escrito

Mat. Agenda

Situação problema

Planejamento Quinzenal – 27/04 a 11/05/2009

  • Segunda feira – 27/04/2009

  • Rotina

  • Momento no pátio da escola

  • Leitura pela professora A Viola no saco -Tatiana Belinky

  • Rodízio de comentário

  • 1ª aula-Português – ortografia –X ou ch?

  • Leia os textos abaixo e liste palavras na coluna certa

  • Objetivo: Textos elaborados com o objetivo de facilitar o domínio de certas dificuldades ortográficas cobradas na escola, e no uso da escrita comum.

  • Desenvolvimento

  • Repassar para lâminas do retorprojetor e pedir as crianças para fazer a leitura e identificar os valores sonoros do x e do ch e separar nas colunas indicadas

Historinha para gravar palavras com "Ch": (Associação de idéias)

Os diferentes sons do "x"

CHICO CHUTOU A BOLA TÃO ALTO! COMEU CHUCHU COM O CHINÊS TOMOU UMA CHÁVENA DE CHÁ, DEPOIS, CHIMARRÃO. ACENDEU UMA TOCHA, DEITOU-SE SOBRE A MOCHILA E COMEÇOU A COCHILAR.. UMA MECHA DE CABELO COMO UMA FLECHA PARA O ALTO, UMA FICHA DE TELEFONE NO BOLSO, NEM PENSAVA NA ENCHENTE QUE IRIA ENCHARCAR SUA ROUPA JÁ SUJA DE PICHE. VAI PRECISAR DE UMA RECAUCHUTAGEM COMPLETA! UM CHUMAÇO DE ALGODÃO E UMA TACHINHA NO CHÃO, PERTO DO TALÃO DE CHEQUES. AH! O CAPUCHO... É BOM COMER CARNE DE CHARQUE COM CHUCHU, OUVINDO UMA CHARANGA, PENSA ELE. OU MELHOR, COCHICHA, E PRESSENTE O CHARME DO CARAMANCHÃO DA CHÁCARA...

ALEX, UM EXPERIENTE EXPLORADOR FOI PARA UMA FLORESTA EXÓTICA ACOMPANHADO PELO SEU CÃO REX E O SEU AJUDANTE MAX. IA EXAMINAR AS ÁRVORES QUE ALI EXISTIAM PARA DESCOBRIR UM XAROPE QUE CURASSE AS GRIPE DAS AVES. SENTIU QUE A FLORESTA TINHA PUCO OXIGÉNIO E MUITO DIÓXIDO DE CARBONO. O AR ESTAVA MUITO TÓXICO. DE REPENTE COMEÇOU A FICAR ROXO E EXTENUADO. REX CORREU PARA MAX E COMEÇOU A PUXAR-LHE AS CALÇAS ATÉ ELE PERCEBER QUE ALEX ESTAVA EM PERIGO. RAPIDAMENTE, MAX FOI PRESTAR AUXÍLIO A ALEX E PÔS-LHE A MÁSCARA DE OXIGÉNIO. QUANDO O EXPLORADOR COMEÇOU A MEXER-SE O AMIGO DISSE-LHE PARA RELAXAR. CAÍU-LHE UM FRUTO EM CIMA DA CABEÇA. ELE DEU UMA DENTADA E SENTIU-SE MELHOR. EURECA! DISSE ALEX. DESCOBRI A CURA PARA A GRIPE DAS AVES. CAROLINA S., RUI, TOMÁS, IGOR FERRO.

  • Separem nas colunas as palavras por som do X e pesquise no dicionário outras

h

qs

s

ss

z

  • História – Histórias do surgimento do nosso país

  • Ler um trecho do livro didático pág ___ para aguçar curiosidades da turma.

  • Cada dupla fará uma pergunta sobre o tema e lerá para o grupão e para professora registrar na lousa. Com essa ação facilitara a elaboração do próximo estudo.

Grupo 09 B – A leitura será outra- pág. ____ do livro didático (________________)

  • Geografia – Leitura em mapas no Atlas

  • Em grupo de quatro lerão a legenda no mapa-múndi para registrar a localização do Brasil no mundo, o continente e o oceano que o banha.

  • Agenda-estudar os quadros de 2x, 3x da tabuada de multiplicar para o inicio do campeonato da tabuada.

  • Desenvolvimento

Os alunos se dividirão em equipes de quatro componentes e terão 2 minutos para responder o quadro da tabuada. Encerrado o tempo ninguém poderá mais responder e nem fazer barulho na hora da contagem dos pontos que será estipulado pelo grupo. Aquele que desrespeitar as regras a equipe perderá toda pontuação.

  • Observação: Devido à lentidão da turma, os assuntos que não forem trabalhados aqui ficarão para a próxima aula.

  • Agenda colar textos de curiosidades no caderno para treinar a leitura em casa

Terça feira 28/04/2009

  • Português – Leitura entendimento dos textos - Você sabia que...

  • Expresão oral-Em círculos no pátio da escola cada aluno lerá para os demais a sua curiosidade fazendo uso do microfone e no final cada um dirá a curiosidade que smou sua atenção.

Obs: os alunos da tarde lerão na sala usando a mesma estratégia

  • Expressão escrita - Listar os nomes dos bichos e objetos dos quais foram falados nas curiosidades. Logo após consultar o a alfabeto móvel para rever o que faltou na escrita

  • Geografia – As regiões brasileiras

  • Objetivo: Em dupla os alunos lerão no Atlas Geográfico o mapa do Brasil pela legenda para identificar as regiões que o compõe. Registrar quantidades e localização.

  • História – Retomar o tema da aula anterior – ler mais um trecho orientado por mim e anotar o seu entendimento e não entendimento do que leu sobre as histórias do surgimento do nosso País.
  • Obs. O grupo 09 B o texto é outro ver livro didático.
  • Texto _____________________pg.

Quarta – feira 29/04/2009

  • planejamento - esse 1º horário vai ser destinado ao acompanhamento de Adriano e Albino uns dos alunos que não sabem ler.

  • A tarde acompanharei Gleisson, Lucas e Givanildo.

  • Objetivo: Pedir que escrevam para mim um recadinho dizendo o que eles mais querem que seja realizado esse ano comigo no sentido de aprendizagem. Logo após sugerir que reveja a escrita, e pesquise no alfabeto móvel as letras que faltaram.

  • 2º horário - vai ser destinado a caderneta e organização das tarefas xerocadas

  • Pedir ajuda a coordenadora em relação a agilidade das tarefas que estão no planejamento no blog coletivo da escola.

Quinta – feira 30/04/2009

  • Português – Ditongos crescente e decrescente

  • Objetivo retomar a aula anterior e a leitura nos textos das páginas 8 a 11 para repensar o comportamento em lugares públicos e listar palavras com ditongos crescentes e decrescentes – Livros e textos diferentes (grupo 10 e 09)

Matemática figuras geométricas

  • Llevantamento prévio
  • O que é?
  • Para que serve?
  • Que formatos?

  • Enriquecendo o conhecimento – ler no livro didático sobre figuras geométricas – formas e registrar conhecimento através das atividades no mesmo.

  • Ciências Sistema solar

  • 1ª aula - Leitura fílmica em vídeo para observar os astros em movimento ao redor do sol. Esse vídeo será pesquisado no site www.youtube.com e www.tu.tv e gravado em CD para aula pelo instrutor Dino sob orientação da coordenadora e diretora.

  • 2ª aula-enriquecer o conhecimento através da leitura feita no livro didático e registro da atividade no mesmo livro

  • Agenda – Responder no livro didático a página do livro um quesito de cada assunto estipulada por mim.
  • Livros:
  • Páginas
  • Nº.

  • Como é feriado esse dia , esse plano ficará para quinta e o de quinta para segunda.

  • Sexta – feira – Filosofia – Projeto Minha mão em tentação da invenção faz a beleza da natureza
  • Reaproveitamento do lixo reciclável – Confecção do portatreco com canudos grandes e coloridos, CD velhos e canudo de papel higiênico.

  • Português _ Registro Escrito:

  • Relatar a aula mediante roteiro exposto na lousa:
  • Que dia é hoje? De que mês? De que ano?
  • O que fizemos hoje na aula de filosofia?
  • Usando o que para confeccionar?
  • Como fizeram o portatreco?
  • Para que fizeram?
  • Gostaram dessa aula?Por quê?

  • Atividades da semana

  • texto para passar paralãmina do retroprojetor

Inocência... Uma menininha, diariamente, vai e volta andando até a escola. Apesar do mau tempo daquela manhã e de nuvens estarem se formando, ela fez seu caminho diário. Com o passar do tempo, os ventos aumentaram e junto os raios e trovões. A mãe pensou que sua filhinha poderia ter muito medo no caminho de volta, pois ela mesma estava assustada com os raios e trovões. Preocupada, a mãe rapidamente entrou em seu carro e dirigiu pelo caminho em direção à escola. Logo ela avistou sua filhinha andando, mas, a cada relâmpago, a criança parava, olhava para cima e Sorria! Outro e outro trovão e, após cada um, ela parava, olhava para cima e Sorria! Finalmente, a menininha entrou no carro e a mãe curiosa foi logo perguntando: -"O que você estava fazendo?" A garotinha respondeu: -"Sorrindo! Deus não pára de tirar fotos minhas!" Deixemos que toda inocência floresça em nossos corações para podermos ver a bela e real felicidade que está nos momentos de simplicidade...

autor desconhecido

  • 1. JOGOS ORTOGRÁFICOS
  • Como se fala, como se escreve (relação língua falada x língua escrita).
  • Dois cartazes, como no modelo ilustrado abaixo. Contendo as palavras “como
se fala, como se escreve”.
  • Como se fala Como se escreve
  • A mediadora divide os alunos em dois ou mais grupos conforme a
necessidade. Cada grupo terá uma nuvem com palavras móveis e um cartaz “como se fala e como se escreve".
  • A professora dará dois minutos para o grupo pegar as palavras da nuvem e
separá-las no cartaz; Como se fala/ Como se escreve.
  • Não há um grupo vencedor, os cartazes resultantes serão analisados, podendo
  • ser trabalhados também com a matemática (qual cartaz tem mais palavras,
quantas ao total, etc).
  • 2. JOGO - A CONSOANTE INTROMETIDA E TROCA DE POSIÇÃO DAS
LETRAS (C/Và V/C)Letras a serem fixadas junto ao corpo será o material utilizado.
  • A professora distribui quatro letras para o grupo. Essas letras formarão uma
palavra, como no exemplo abaixo: L A M A
  • Pedimos para as alunas da primeira sílaba trocarem de lugar entre si, formando
assim a palavra: A L M A
  • Mostrando que podemos originar novas palavras, sem, necessariamente,
seguir a ordem consoante-vogal.
  • São levantados alguns questionamentos pela professora a respeito da
mudança das palavras.
  • Após, é chamado um novo grupo contendo 27 pessoas (ou mais de acordo
com a realidade da turma), e serão distribuídas letras que formarão algumas palavras, como: sono, peso e gata.
  • Para outra pessoa do grupo, ela dará algumas consoantes, como por exemplo:
H R S
  • Para poder jogar é necessário que quando as palavras estiverem formadas, o
elemento do grupo que será a “consoante intrometida” tentará com sua(s) consoante(s) formar o maior número possível de palavras novas, se intrometendo entre as letras da palavra formada pelos colegas. Enquanto as palavras são formadas, a professora anota as mesmas no quadro para posterior análise. 3. JOGO DO MORTO VIVO (TROCA DE LETRAS)
  • Tiras pequenas com palavras serão utilizadas como material. Crianças
dispostas em fileiras. Cada criança recebe uma palavra referente a alguma questão de ortografia (f/v, p/b, m/n, t/d). Neste exemplo, usaremos as palavras vaca e faca.
  • Cada criança lê a sua palavra, mas não conta para o colega. A professora dará
  • a seguinte voz de comando: Quem tem a palavra que se encaixa na frase
ficará em pé (vivo). “A da fazenda da minha Avó deu cria.”
  • As crianças mostram as palavras que tem. Quem ficou em pé com a palavra
“faca” sai do jogo e quem abaixou com a palavra “vaca” também. O jogo segue com novas frases e palavras até que sobre um só jogador.
  • A cada nova frase a voz de comando poderá ser mudada, passando a abaixarse
(morto) a pessoa que está com a palavra adequada.
  • Esse jogo tem por finalidade trabalhar questões ortográficas referentes às
trocas entre consoantes surdas e sonoras. (f/v, t/d, p/b, m/n).
  • Após a brincadeira, poderão ser feitos alguns questionamentos como:
· Por que nos confundimos? · Quais são as letras que tem sons parecidos? · Falar sobre as vibrações ou não das cordas vocais. 4. CAÇA- PALAVRAS( CONSTRUINDO REGRAS)
  • Tesouras, revistas, cola e papel cartaz serão usados como material para este
jogo. A professora distribui aos alunos revistas, cola e tesoura. A professora irá colar o seguinte cartaz no quadro:
  • Rr no começo
  • Rr no meio
  • Rr no fim
  • Ss no começo
  • Ss no meio
  • Ss no fim
  • Ç no começo
  • Ç no meio
  1. Ç no fim
  • Em seguida solicitará à turma que comece a “caçar” as palavras com essas
letras e pede para que, conforme forem encontradas, sejam coladas na coluna que se encontra vazia.
  • Ao final do tempo, os alunos notarão que não encontraram nenhuma palavra
com essas características. A professora então entrará com os seguintes questionamentos: · Por que não foram encontradas palavras com essas letras? · Que conclusões podemos tirar através disso?
  • A turma criará um princípio gerativo que justifique suas conclusões.
5. JOGO O ABRAÇO DAS PALAVRAS (DÍGRAFO E ENCONTROS CONSONANTAIS)
Leia Mais ►

O projeto em eventos na Praça pública, coral e jogral- Luiz Viana Filho-set-2008. Projetos em ação.vejam

Leia Mais ►
 
©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios