-->
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
UFBA / IRECÊ
CICLO-IV
ATIVIDADE –O FASCÍNIO E AS ARMADILHAS DO USO DOCUMENTÁRIO NA PRÁXIS PEDAGÓGICA
PROFª -ROSANE VIEIRA DE JESUS
CURSISTA – VERA LÚCIA VASCONCELOS PEREIRA
Escola: Municipal São Pedro
Profª - Vera Lúcia Vasconcelos Pereira
Grupo – 09
Matéria – Ciências Naturais
Tema – Documentário- Rio Amazonas/Brasil.
Duração – 70 minutos
- Objetivo Geral
Oportunizar através do documentário a visão de uma das riquezas naturais do Brasil e mundo e o reconhecimento de que a preservação da Floresta Amazônica colabora para melhoria de vida sócia – ambiental do Brasil.
- Justificativa
Entendendo que o documentário nos traz uma visão real dos fatos e às vezes também de ficção, levei para a sala de aula a linguagem fímica com o tema “Rio Amazonas” com intuito de favorecer as crianças o acesso a esse tipo de linguagem. E que através do filme possa fazer descobertas e despertar curiosidades sobre a importância da conservação da Floresta Amazônica para o equilíbrio do Ecossistema brasileiro e mundo
Vera Lúcia Vasconcelos
- Objetivos específicos
Conceituais
Entender o documentário mais como fato verídico do que ficção.
Pontuar os fatos reais no filme necessários a aprendizagem.
Identificar autor/narrador
Associar a fala à imagem.
Procedimentais
Saber se o que o autor quis mostrar, é de interesse para o tema abordado.
Selecionar cenas de interesse a aprendizagem.
Questionar as cenas selecionadas.
Intervir e pontuar o que não ficou explicito ou implícito.
Avaliar cenas implícitas no filme que nos faz refletir sobre algo, ou seja, a mensagem do autor de maneira indireta.
, ou seja, a mensagem do autor de maneira indireta.
Atitudinais
Interessar em querer saber o que na entendeu.
Listar o não entendido para posteriormente retornarmos ao filme.
Socializar o aprendizado e dúvidas com o grupo.
Dizer o que não concordou com o autor e justificar na fala e na escrita.
- Metodologia
Organizar a sala em semicírculo. Falar as crianças do documentário sobre o Rio Amazonas, já que não podemos vê-lo de perto. Incentivar a fala curiosa com os questionamentos
-Gostam de assistir filme? Quais?
- O que traz nos filmes que nos fascinam ou não?
-O que assistem nos filmes são verdades ou ficção?
-Quando vocês acreditam que um filme é verdade e ficção?
Quando vocês acreditam que é verdade ou ficção?
- O que os diretores precisam para produzir os filmes?
- Onde podemos ler esses informativos?
Qual o interesse do diretor com a produção fílmica?
- Vocês já ouviram falar em documentários?
- Nesses tipos de filmes e amostrados mais a realidade ou a ficção?
-Nas nossas aulas anteriores já tivemos oportunidade de assistirmos filmes que mostrou a realidade e a ficção ao mesmo tempo, vocês se lembram?
Será que um produtor de um filme, quando na montagem da história, pode mostrar tudo que acredite necessário mostrar, já que o filme é financiado por alguém ou grupos?
Ex. Se Joacy, o prefeito de Irecê, financiasse um documentário sobre a cidade de Irecê para que vocês do grupo nove produzam esse documentário, será que poderiam mostrar toda a verdade sobre a cidade? Porque?
- Avaliação
-Foi importante assistir o filme? Justifique
-O que aprendemos?
- O que foi difícil de entender?
-Há necessidade de assistirmos mais vezes?
- O que nos leva a gostar de filmes?
-Vocês conseguem diferenciar o documentário de ficção?
- Referências
BRUNO, Cristina; Artigo: debate: O documentário em sala de aula.
VIEIRA, Rosane: texto I - Eles “Estar em Outra”.
DGEST, Readers vídeo: As Grandes Maravilhas do Mundo: Rio Amazonas/ Brasil: serviço de gravação: Videolar multimídia. Ltda: duração – 70 minutos.
- Obs.
Li todos os textos, mas as referências estavam apagadas nas xerox.