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Pedagogia hoje: perspectivas teóricas e profissionais Como me vejo dentro do curso de Pedagogia

Como me vejo dentro do curso de Pedagogia
Partindo do pressuposto que a Pedagogia é uma ciência ou disciplina que estuda a educação, cabe a mim como cursista refletir a parti de teorias que dizem que essa ciência refere à investigação racional –faculdade de raciocinar, compreender, de ponderar e julgar a inteligência como capacidade de resolver situações problemas, mais que em momento nenhum mede a pessoalidade ou sabedoria e criatividade.Enquanto que disciplinas são inclusas como áreas específicas da pedagogia e para elas seja necessária uma reflexão, ordenação, sistematização, como também críticas do processo educativo nelas inserido.
Reflito quando li (...) como a razão não é alto suficiente, e sim dependente da experiência, lógicas utilizadas serão as que garantem as internexões entre a razão e a experiência (...) (Roseli apud Mazzotti).
Se as experiências requerem criatividade e sabedoria, as razões para essa área, são e serão sempre repensadas, interpretadas de várias maneiras, deixando a quem interessa o entendimento de outrem, que mesmo não encontrando respostas prontas, as perguntas surgem, a exemplo, da interpretação que faço desse texto quando busco a resposta para a pergunta “O Curso de Pedagogia tem um conteúdo próprio?” E outra reflexão faço ao ler:
“que no lugar de pretender construir um projeto de cientificidade em torno de um objeto especialmente determinado, acredita que a grandeza da educação está em não ser especificidade, justamente por ser uma área aberta” (Roseli apud gallo e Libâneo)
Sendo a pedagogia uma área aberta, ela até pode ter um conteúdo próprio no sentido de uma organização sistemática de dados e fatos, mas questiono “o que” e “como” educar dentro de um contexto em que as informações ocorrem em tempo veloz, exigindo reformulações de pensamentos, idéias e ações constantes para interagi no âmbito social e que esses âmbitos não determinam a disciplina específica, e sim várias possibilidades de entendimento no tempo - espaço decorrente. Acredito que educar não é tão somente inserir o indivíduo no seu contexto histórico mais é da ele várias possibilidades de compreensão desses fatos e dados. Na minha opinião, pedagogia não é nem ciência e nem disciplina, é um condutor da compreensão das ciências e das disciplinas, como me fez entender Roseli citando Libâneo,
“nesse sentido a pedagogia seria a teoria, a reflexão sobre esse aspecto da realidade em suas relações com outros aspectos. Constituindo-se em um campo de investigação específico cuja fonte é a própria prática educativa e os aportes teóricos providos pelas demais ciências da educação e a tarefa da pedagogia seria” a compreensão global e intencionalmente dirigida dos problemas educativos “(Libâneo, 1999)”.
Cada vez mais que vou lendo Roseli mais entendo que dualidades existem entre objeto e sujeito. Sendo objeto a pedagogia e sujeito, o que interpreta através de conteúdos, métodos e técnicas específicos das disciplinas. Quebrar essa corrente é quebrar paradigmas da pedagogia discursiva. A que envolve conteúdos, metodologias e técnicas que atenda a uma determinada disciplina dentro de um currículo em que as entidades escolares aplicam na maioria das vezes sem o estudo crítico da sua própria definição, ou seja, ”para que” e nesse ponto corre o risco das cópias fragmentadas ocorridas das más interpretações.E aqui comungo com a professora Roseli quando fala da importância do aprender e do ressignificar, e com essa abordagem me mostra a necessidade de compreender o global para viver o local, ou seja, conhecer as histórias dos fatos para se tornar mais fáceis o entendimento dos acontecimentos atuais, e com isso, a possível ressifignificação para adaptar, acrescentar, mudar, ou abolir teorias de conteúdos e métodos impostos no conceito “educar”. Para tanto leis foram criadas e emendadas, a exemplo do parecer 292/62 que tem como objetivo formar o Bacharelado e Licenciados em Pedagogia e eu não conseguir discerni ainda qual o verdadeiro papel do Bacharel em pedagogia . Seria o que forma os professores de séries iniciais? Os especialistas? Ou os dois? Ou profissionais que formam os professores no geral? O bacharel também pode exercer o papel de professor em qualquer série? Já Licenciatura em Pedagogia, a Lei esclarece que o professor estará apto a atuar nas series iniciais do ensino fundamental em todo território Nacional.
O que venho observando durante o meu percurso de professora atuante a mais de vinte anos somente com o magistério e alguns cursos fragmentados e muitas vezes mal interpretados, é que a ditadura, a arrogância preponderava sobre nossas mentes com imposições sem direitos a ressiginificações, pois a distinção entre as das dualidades era ou ainda é evidente - formação de professores e especialistas, ou seja, um grupo (especialistas) pensa, envia o pacote pronto e outro grupo (professores) executava ou executa numa boa sem intervenções. Com a Lei 9.394, de 1996, Art, 8º que dá autonomia as universidades de criar cursos a distancia, inclusive de Licenciatura em Pedagogia para atuar em séries iniciais, a Ufba nos proporciona esse curso que ao meu ver é um diferencial no Brasil, que embora não tenha disciplinas específicas, os eixos temáticos propostos abrem links para estudos e busca de informações, que vem proporcionando outros saberes, como o estudo do Geac “Pedagogia Ao Longo da História” que sugere caminhar por várias trilhas da história para se chegar a um entendimento. Aí fica o comprovado que a pedagogia não é disciplina e nem tampouco ciências.
Conclusão dessa primeira etapa do estudo:
O que é bacana no curso de Licenciatura oferecido pela Ufba é o incentivo que a maioria dos professores universitários (mestrandos, mestrados, doutorandos e doutorados) propicia para que o condutor e apropriante dessse conhecimento o faça com prazer e vontade de vencer e não simplesmente para a segurança do emprego, ele cria perspectiva de buscas, de aprender mais e mais, pena que não é oferecida pelo gestor público uma condição mais digna para que o professor disponha de um tempo para seus estudos, tendo sempre que remediar, costurar para conseguir cumpri com as tarefas conciliadas a prática e as atividades do curso.
Referências:
SÀ, Roseli-Intinerâncias Em Currículo: texto (incompleto) – tese de doutorado intitulada: Hermenêutica de um currículo: o Curso de Pedagogia da UFBA (2004).
SEVERINO, Joaquim Severino-Afinal, o que é Educação: Presente! : revista de educação-set/2005
http:// www.aprendebrasil.com.br
Como me vejo dentro do debate: Cursos de Pedagogia no Brasil
Apesar das críticas de estudiosos sobre os cursos de Pedagogia no Brasil, principalmente quando se refere ao paradigma teoria X prática, como também a lacuna deixada nos mesmos referente ao estudo de teóricos de Pedagogia, cito o curso de Licenciatura em Pedagogia oferecido pela UFBA (Universidade Federal da Bahia) na cidade de Irecê, um referencial no país.
Como cursista vejo como propósito maior citações de bons teóricos pelos professores, orientadores e coordenadores do curso, além dos estudos literários que abrange um campo em grande escala de estudo, pesquisa, reflexões sobre a ação teoria x prática que permite um estudo avançado dentro das matérias básicas, como História, Ciências Sociais, Ciências Naturais, Língua Portuguesa e Matemática.Mesmo não sendo um estudo específico por áreas, as estratégias criadas dentro do curso por eixos proporciona um saber compartilhado em rede sem distinção entre especialistas e professores.
Já se começa a ter uma visão que educação se dá em rede e não em fragmentos como se a escola fosse uma fábrica com patrões e operários. O que observo, é que todo corpo docente e discente está engajado para alcançar o objetivo da escola e não do objetivo do professor x alunos e do gestor x coordenador x professor.
A minha expectativa com o Geac de Pedagogia ao Longo da História com a profª Roseli, é que eu adquira um maior conhecimento do que seja realmente a pedagogia e o papel do pedagogo dos tempos passado e presente na história da educação brasileira, principalmente a definição da lei ao criar esses cursos de Licenciatura em Pedagogia e bacharelado que em momento nenhum esclarece a função do bacharel em Pedagogia, bem como as influências para a formação dessa história na sua evolução, pontuando as conquistas, decadências, conquistas e as tentativas de superação na contemporaneidade.
Digo isso porque ao ler sozinha fica difícil a minha compreensão, e por esse motivo me inscrevi no Geac.

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