UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA UFBA/IRECÊ ATIVIDADE: PEDAGOGIA AO LONGO DA HISTÓRIA PROFª: ROSELI DE SÁ CURSISTA: VERA LUCIA VASCONCELOS
Pedagogia hoje: perspectivas teóricas e profissionais
Como me vejo dentro do curso de Pedagogia
Partindo do pressuposto que a Pedagogia é uma ciência ou disciplina
que estuda a educação, cabe a mim como cursista refletir a parti de
teorias que dizem que essa ciência refere à investigação racional
–faculdade de raciocinar, compreender, de ponderar e julgar a
inteligência como capacidade de resolver situações problemas, mais que
em momento nenhum mede a pessoalidade ou sabedoria e
criatividade.Enquanto que disciplinas são inclusas como áreas
específicas da pedagogia e para elas seja necessária uma reflexão,
ordenação, sistematização, como também críticas do processo educativo
nelas inserido.
Reflito quando li (...) como a razão não é alto suficiente, e sim
dependente da experiência, lógicas utilizadas serão as que garantem as
internexões entre a razão e a experiência (...) (Roseli apud Mazzotti).
Se as experiências requerem criatividade e sabedoria, as razões para
essa área, são e serão sempre repensadas, interpretadas de várias
maneiras, deixando a quem interessa o entendimento de outrem, que mesmo
não encontrando respostas prontas, as perguntas surgem, a exemplo, da
interpretação que faço desse texto quando busco a resposta para a
pergunta “O Curso de Pedagogia tem um conteúdo próprio?” E outra
reflexão faço ao ler:
“que
no lugar de pretender construir um projeto de cientificidade em torno
de um objeto especialmente determinado, acredita que a grandeza da
educação está em não ser especificidade, justamente por ser uma área
aberta” (Roseli apud gallo e Libâneo)
Sendo
a pedagogia uma área aberta, ela até pode ter um conteúdo próprio no
sentido de uma organização sistemática de dados e fatos, mas questiono
“o que” e “como” educar dentro de um contexto em que as informações
ocorrem em tempo veloz, exigindo reformulações de pensamentos, idéias e
ações constantes para interagi no âmbito social e que esses âmbitos não
determinam a disciplina específica, e sim várias possibilidades de
entendimento no tempo - espaço decorrente. Acredito que educar não é tão
somente inserir o indivíduo no seu contexto histórico mais é da ele
várias possibilidades de compreensão desses fatos e dados. Na minha
opinião, pedagogia não é nem ciência e nem disciplina, é um condutor da
compreensão das ciências e das disciplinas, como me fez entender Roseli
citando Libâneo,
“nesse sentido a pedagogia seria a teoria, a reflexão sobre esse
aspecto da realidade em suas relações com outros aspectos.
Constituindo-se em um campo de investigação específico cuja fonte é a
própria prática educativa e os aportes teóricos providos pelas demais
ciências da educação e a tarefa da pedagogia seria” a compreensão global
e intencionalmente dirigida dos problemas educativos “(Libâneo, 1999)”.
Cada
vez mais que vou lendo Roseli mais entendo que dualidades existem entre
objeto e sujeito. Sendo objeto a pedagogia e sujeito, o que interpreta
através de conteúdos, métodos e técnicas específicos das disciplinas.
Quebrar essa corrente é quebrar paradigmas da pedagogia discursiva. A
que envolve conteúdos, metodologias e técnicas que atenda a uma
determinada disciplina dentro de um currículo em que as entidades
escolares aplicam na maioria das vezes sem o estudo crítico da sua
própria definição, ou seja, ”para que” e nesse ponto corre o risco das
cópias fragmentadas ocorridas das más
interpretações.E aqui comungo com a professora Roseli quando fala da
importância do aprender e do ressignificar, e com essa abordagem me
mostra a necessidade de compreender o global para viver o local, ou
seja, conhecer as histórias dos fatos para se tornar mais fáceis o
entendimento dos acontecimentos atuais, e com isso, a possível
ressifignificação para adaptar, acrescentar, mudar, ou abolir teorias de
conteúdos e métodos impostos no conceito “educar”. Para tanto leis
foram criadas e emendadas, a exemplo do parecer 292/62 que tem como
objetivo formar o Bacharelado e Licenciados em Pedagogia e eu não
conseguir discerni ainda qual o verdadeiro papel do Bacharel em
pedagogia . Seria o que forma os professores de séries iniciais? Os
especialistas? Ou os dois? Ou profissionais que formam os professores no
geral? O bacharel também pode exercer o papel de professor em qualquer
série? Já Licenciatura em Pedagogia, a Lei esclarece que o professor
estará apto a atuar nas series iniciais do ensino fundamental em todo
território Nacional.
O que venho observando durante o meu percurso de professora atuante a
mais de vinte anos somente com o magistério e alguns cursos fragmentados
e muitas vezes mal interpretados, é que a ditadura, a arrogância
preponderava sobre nossas mentes com imposições sem direitos a
ressiginificações, pois a distinção entre as das dualidades era ou ainda
é evidente - formação de professores e especialistas, ou seja, um grupo
(especialistas) pensa, envia o pacote pronto e outro grupo
(professores) executava ou executa numa boa sem intervenções. Com a Lei
9.394, de 1996, Art,
8º que dá autonomia as universidades de criar cursos a distancia,
inclusive de Licenciatura em Pedagogia para atuar em séries iniciais, a
Ufba nos proporciona esse curso que ao meu ver é um diferencial no
Brasil, que embora não tenha disciplinas específicas, os eixos temáticos
propostos abrem links para estudos e busca de informações, que vem
proporcionando outros saberes, como o estudo do Geac “Pedagogia Ao Longo
da História” que sugere caminhar por várias trilhas da história para se
chegar a um entendimento. Aí fica o comprovado que a pedagogia não é
disciplina e nem tampouco ciências.
Conclusão dessa primeira etapa do estudo:
O
que é bacana no curso de Licenciatura oferecido pela Ufba é o incentivo
que a maioria dos professores universitários (mestrandos, mestrados,
doutorandos e doutorados) propicia para que o condutor e apropriante
dessse conhecimento o faça com prazer e vontade de vencer e não
simplesmente para a segurança do emprego, ele cria perspectiva de
buscas, de aprender mais e mais, pena que não é oferecida pelo gestor
público uma condição mais digna para que o professor disponha de um
tempo para seus estudos, tendo sempre que remediar, costurar para
conseguir cumpri com as tarefas conciliadas a prática e as atividades do
curso.
Referências:
SÀ,
Roseli-Intinerâncias Em Currículo: texto (incompleto) – tese de
doutorado intitulada: Hermenêutica de um currículo: o Curso de Pedagogia
da UFBA (2004).
SEVERINO, Joaquim Severino-Afinal, o que é Educação: Presente! : revista de educação-set/2005
http:// www.aprendebrasil.com.br
Como me vejo dentro do debate: Cursos de Pedagogia no Brasil
Apesar das críticas de estudiosos sobre os cursos de Pedagogia no
Brasil, principalmente quando se refere ao paradigma teoria X prática,
como também a lacuna deixada nos mesmos referente ao estudo de teóricos
de Pedagogia, cito o curso de Licenciatura em Pedagogia oferecido pela
UFBA (Universidade Federal da Bahia) na cidade de Irecê, um referencial
no país.
Como cursista vejo como propósito maior citações de bons teóricos pelos
professores, orientadores e coordenadores do curso, além dos estudos
literários que abrange um campo em grande escala de estudo, pesquisa,
reflexões sobre a ação teoria x prática que permite um estudo avançado
dentro das matérias básicas, como História, Ciências Sociais, Ciências
Naturais, Língua Portuguesa e Matemática.Mesmo não sendo um estudo
específico por áreas, as estratégias criadas dentro do curso por eixos
proporciona um saber compartilhado em rede sem distinção entre
especialistas e professores.
Já se começa a ter uma visão que educação se dá em rede e não em
fragmentos como se a escola fosse uma fábrica com patrões e operários. O
que observo, é que todo corpo docente e discente está engajado para
alcançar o objetivo da escola e não do objetivo do professor x alunos e
do gestor x coordenador x professor.
A minha expectativa com o Geac de Pedagogia ao Longo da História com a
profª Roseli, é que eu adquira um maior conhecimento do que seja
realmente a pedagogia e o papel do pedagogo dos tempos passado e
presente na história da educação brasileira, principalmente a definição
da lei ao criar esses cursos de Licenciatura em Pedagogia e bacharelado
que em momento nenhum esclarece a função do bacharel em Pedagogia, bem
como as influências para a formação dessa história na sua evolução,
pontuando as conquistas, decadências, conquistas e as tentativas de
superação na contemporaneidade.
Digo isso porque ao ler sozinha fica difícil a minha compreensão, e por esse motivo me inscrevi no Geac.
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