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AVALIAÇÃO _GEAC- TECNOLOGIA UNIVERSIDADE DA BAHIA CICLO- IV ATIVIDADE - TECNOLOGIA PROFª - MARIA BONILLA CURSISTA – VERA LÚCIA VASCONCELOS PEREIRA

Avaliação do Geac
A comunidade de aprendizagem constitui-se com um sistema colaborativo e distribuído que se forma pela interação e que efetua através da comunicação orientada por objetivos de aprendizagem partilhada entre os seus membros.
(Paulo Dias)
Levando em consideração que a aprendizagem na área de educação através das tecnologias proporciona mais visão e mais informação de mundo globalizado, eu apesar dos meus quarenta e seis anos, diferente do registro de nascimento (errado), tive que me permitir o direito a essa aprendizagem, visto que antes o computador causava-me angústias. Eu via na tela um emaranhado de dizeres sem significação e no mouse uma alavanca sem domínio. Aos poucos fui adaptando a essa nova realidade. Resolvi querer pra valer. Não poderia ficar exclusa, sendo que o curso vem me propondo a inclusão digital. Comecei a ter uma visão contrária a de antes. Estou como num processo de descoberta da leitura na alfabetização. Descobrindo o mundo letrado da máquina. Sei que falta muito para que descubra os seus segredos, ou seja, os caminhos ou links e janelas a seguir. Já domino alguns métodos e técnicas. O Geac de Tecnologia fez –me entender que de fato há um ambiente colaborativo de trocas de experiências tanto teórica, quanto prática, sendo a prática de maior predominância, devido seu uso no dia-a-dia. As comunidades virtuais compreendem a interação entre os membros e promove ao estudante a aquisição do seu próprio conhecimento. Segundo Paulo Dias (...) os processos de comunicação e interação ento. Segundo Paulo Dias (...) os processos de comunicação e interação que ocorre dentro da comunidade (...) o aluno constrói o co-conhecimento no quadro de um processo social que se desenvolve na comunicação com os outros (...) (Paulo Dias). A professora Bonlla como mediadora, constantemente nos faz crer que temos que sermos inclusos, se não as portas se fecham e a meta do curso é inclusão digital a todos estudantes Nesse Ciclo o trabalho o trabalho voluntário dos monitores, só veio a somar e ajudar no processo de aprendizagem homem x máquina. As dúvidas foram atendidas individualmente porque a maioria, assim com eu, se assustam com o processo prático, ou seja, aprender a fazer fazendo.
Para quebrar essa barreira, comprei um micro computador a troco de sacrifícios, mais valeu. Acredito que o primeiro passo a ser dado é perder o medo e a insegurança. Mesmo com o micro em casa, a ajuda dos monitores, e a troca de experiência entre o grupo dessa comunidade, são essenciais à apropriação de saberes. Antecedente ao Geac, (Grupo de Estudos Acadêmicos) lia sem preocupação de análise, e sim para refazê-lo sem nenhuma relação com minha prática de estudante. Essa concepção mudou. Quando passei a dialogar com o texto sinto necessidade de intervir em algumas colocações. A exemplo, no texto de Bonilla – Interação e Interatividade quando ela diz (...) ocorre interação, ainda, numa situação em que o aluno tem liberdade para se expressar, mas é-lhe cobrada uma ordem, uma organização (...) (...) não pode interromper aquele que está falando (...) (Bonilla). Partindo do pressuposto que não estabeleça como ordem, mas sim, como combinados, poderá haver uma interatividade. Veja bem, se um determinado grupo em que a fala é numa seqüência de ordem, que haja combinação entre os pares a fala momentânea pode ser atendida e ouvida. Sinto que em relação à interação e interatividade, preciso rever algumas falhas. Não tenho visitado blogs e nem o hábito de freqüentemente ler os comentários. Sabendo da importância dessa interação vou rever esse ponto. Acredito que sejamos maduros para críticas, se não ficarmos atentos para isso vamos continuar poldados de falar não só o bom, mais também o que precisa melhorar. É essa visão que atrapalha a minha participação nos comentários. Bonilla vem alertando para a quebra de paradigmas entre a teoria e prática, e a inclusão digital nos tempos contemporâneos. Até de Salvador ela vem preocupando com a nossa participação ativa. E os seus comentários e dos colegas só vai me fazer crescer. Estou sem participar do twiki para enriquecimento dos textos coletivos.Depois da demora de autorização, esqueci a senha. Tenho que rever essa questão o mais breve possível com os monitores ou Bonilla. No próximo Ciclo, uma das inscrições já pensada é “operando com twiki” se puder, e obvio.Entendo que o Geac de Tecnologia só trouxe contribuições para meu desenvolvimento pessoal e profissional. No meu caso ficou a desejar no sentido de participação presencial nos quatro Geacs, por causa do acarretamento de atividades inscritas, já que estou com déficit na pontuação. Esqueci que fazia parte do quadro da Ufba. Pensei que ia ser mais tranqüilo, qual nada! Os textos têm que se fazer três leituras seguidas – a “dicionarista”, a “encaixista” e por fim a verdadeira leitura e ainda correndo o risco de assassinar o texto. Mais vou chegar lá! Ainda me falta um ano!
Obrigada Bonilla!
Obrigado monitores!
Referências
BONILLA, Maria Helena – Interatividade – Tese, Faculdade de Educação, Universidade Federal da Bahia, Salvador – BA.

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