- Justificativa
- No intuito de conscientizarmos sobre a conservação do meio ambiente, especificamente noções básicas sobre o consumo da água, tratamento de esgoto e o reaproveitamento do lixo, vamos junto a Embasa (Empresa Baiana de Águas e Saneamento ) desenvolvermos ações participativas em parceria com os alunos e alunas os grupos 10ª e 10B da Escola Luiz Viana Filho para que de fato haja o conhecimento, e assim, facilite as realizações de ações praticas no lugar onde moram.
- Objetivo Geral
- Envolver os co-participe na construção do conhecimento para que haja a participação com responsabilidade e interesse nas atividades propostas.
- Objetivos específicos:
- Levantamento dos conhecimentos já adquiridos dos alunos sobre o tema
- Pesquisar os problemas ambientais do bairro e da escola
- Promover leituras diversas em relação ao tema (fílmica, cartazes, cartilhas, livros de literatura).
- Metas
- Desenvolver as atividades proposta pela Embasa Fazer uma visita à estação de tratamento de água local. ( Patrocínio da Embasa) Conhecer a barragem de Mirorós. ( Patrocínio da Embasa) Saber para onde vai o lixo de Irecê. ( Patrocínio da Secretaria do Meio Ambiente de Irecê)
- Metodologia
- Reunião com os alunos dos dois grupos para informar do projeto, onde falarão o que sabe sobre o assunto. Dizer que durante a realização do projeto eles vão participar de palestras, oficinas com jogos e filmes educativos, como também acessos a cartilhas educativas. Realizarão visitas a ETA’S e ETE’S para saber como é feito o tratamento de água e esgoto. Para melhor enriquecimento realizaremos pesquisa de campo nas residências para saber como é usada a água e como é guardado o lixo.
- Seqüências didáticas
- Interdisciplinar encaixando aulas de Português, matemática e filosofia às Ciências.
- Leituras informativas através de noticias, músicas, gibis e livros.
- Relatos oral e escrito
- Montagem de gráficos
- Reaproveitamento do lixo em trabalhos de arte (projeto de filosofia em andamento)
- Experimentos (microscópio)
- Recursos disponíveis na escola:
- Aparelhos de Som Tv e Dvd
- Data Show
- Retro projetor.
- Culminância do projeto Será realizada uma feira de saneamento com apresentações de uma peça de teatro e coreografia com a musica “Planeta água” (Guilherme Arantes)
- Avaliação
- Será um processo continuo e formativo sempre tendo em foco o avanço dos alunos em relação às expectativas de aprendizagem.
- Realização
- Professores Vera – Lúcia, Beto e alunos do 5º ano( 4ª série) em parceria com a equipe da Embasa.
- EMBASA. Empresa Baiana de Água e Saneamento S/A. Diretoria de Operações Assossoria Socioambiental - Superintendências Regionais _ Norte Núcleo Sócioambiental Nusa: Projeto Embasa na Escola. Bahia: Irecê. 2009
- JORNAL DA EDUCAÇÂO. Escola Ecológica ensina a Preservação ambiental. Disponível em: http://www.jornaldaeducacao.inf.br.Acesso 18. mai.2009
Ações do projeto
- Ação 1
Apresentação do projeto às crianças
- Ação 2
Levantamento dos conhecimentos sobre o tema: Água, Esgoto e Lixo falta scanear...
- Ação 3 dia 26/05/2009màs 16 h.
- Palestra pela coordenadora do projeto Janaina com demonstrações de vídeos sobre a situação da água no planeta terra e especificamente na barragem do Mirorós - cidade do Gentil do Ouro. Foi visto um slide sobre o desperdicio da água, como também a conscientização sobre a preservação da água em nossas casas. Já... já serão publicados os vídeos e slides.... esperem ......
- Ação 4 - sessão de desenhos ilustrativos sobre o tema pelos alunos e alunas dos grupos 09 e 10 para exposição na praça da prefeitura da cidade no dia do Meio Ambiente.
Aguardem publicações aqui....
- Ação 5 - Dia do Meio Ambiente 05/06/2009
- Os grupo de alunos do 4º e 5 º ano participam da passeata pela ruas da cidade promovida pelo projeto Embasa na Escola em parceria com a Secretaria de Educação.
- Relatos e fotos em edição....