skip to main |
skip to sidebar
- Profª - Vera Lúcia Vasconcelos Pereira
- Conceito – Técnica operacional da divisão e multiplicação
Objetivo geral
- Encorajar as crianças para a elaboração de estratégias nas resoluções de problemas técnico – operacionais da divisão e multiplicação e de raciocínio lógico.
Objetivos específicos
Conceituais
- Compreender as técnicas operacionais para efetuar divisão e multiplicação com números naturais.
- Usar sua própria estratégia de resoluções
- Interpretar problemas de lógica a parti de um dado.
- Desenvolver concentração e a persistência na busca de resultados.
Procedimentais
- Usar diferentes estratégias de resoluções para uma única operação.
- Apropriar de estratégias para encontrar um resultado.
- Expressar oralmente e por escrito e raciocínio verbal, numérico, visual e abstrato.
Atitudinais
Justificativa
- Entendendo que a matemática é do uso cotidiano e necessário às nossas vidas e que a mesma foi implantada nos ensinamentos escolares, mais como um problema do que uma solução, procurei nas aulas de matemática com o tema “Técnica operação da divisão da divisão e multiplicação” como também problema de lógica, proporcionar aos alunos e a mim, interesse e capacidade de criar novas estratégias de resoluções
Metodologia
- Propus as crianças dividir em grupos mínimos de alunos com mais de dois em cada com o número de 34 alunos existentes na sala, para que nenhum colega fique de fora.
- Pedir para registrar no caderno os enunciados:
- Pensem numa maneira sabia de encontrar os resultados das operações
- Encontrei na Revista Ciências Hoje Das Crianças um desafio bem legal e trouxe para juntos encontrarmos uma maneira de resolver.
Avaliação
- Apresentação das estratégias usadas por cada grupo de alunos tanto oral, quanto escrito.
- Pontuação das dificuldades em elaborar estratégias com rapidez de raciocínio.
- Intervenção com alunos em dificuldade.
- Registro escrito de como foi pensado o resultado.
Referências Bibliográficas
- Godoy, Mário Cunha – Textos – Uma Conversa- A prendizagem da Matemática.
- BUGERS, Beth – PACHECO, Elias – Problemas a Vista - Ed. Moderna, 1998.
- Revista – Ciências Hoje - Maio / 2002
Reflexão
- Apropriando das sugestões da Oficina - Estudo da Matemática com o professor Godoi, em que fez com refletíssemos sobre a matemática como uma matéria que desperta prazer e não somente dever, adaptei no planejamento, cujo objetivo era de que os alunos compreendessem a técnica operacional da divisão e multiplicação de números naturais e que encontrassem para o desafio intitulado “Pedalado trocadas”, uma sugestão da revista
- Efetuar as operações de cálculos e raciocínio lógico apropriando de sua próprio
- Organizar as idéias em desequilibro
- Falar de suas dificuldades sem medo
- Compartilhar com colegas e professora e suas idéias de raciocínio
- Expressar por escrito o caminho percorrido até o resultado.
Avaliação
- -Apresentação das estratégias usadas por cada grupo de alunos tanto oral, quanto escrito.
- -Pontuação das dificuldades em elaborar estratégias com rapidez de raciocínio.
- -Intervenção com alunos em dificuldade.
- -Registro escrito de como foi pensado o resultado.
Referências Bibliográficas
- Godoy, Mário Cunha – Textos – Uma Conversa- A prendizagem da Matemática.
- BUGERS, Beth – PACHECO, Elias – Problemas a Vista - Ed. Moderna, 1998.
- Revista – Ciências Hoje - Maio / 2002
0 comentários:
Postar um comentário